Jorge Costa, antigo capitão do FC Porto e actual director para o futebol dos “dragões”, morreu após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória esta terça-feira. Foi transportado em estado grave para hospital de São João, mas acabou por não resistir. O óbito do antigo jogador foi declarado pelas 14h17.
A notícia da paragem cardiorrespiratória foi confirmada pelo PÚBLICO, tendo sido possível apurar que o responsável portista se encontrava no centro de treinos do Olival, em Vila Nova de Gaia. Nos instantes iniciais após o problema de saúde, Jorge Costa chegaria mesmo a ser assistido pela equipa médica do clube, que o acompanhou até o antigo jogador estar sob a alçada do Hospital São João.
Aos 53 anos, o antigo jogador já tinha um historial de problemas cardíacos. Em Maio de 2022, tinha sido internado após sofrer um enfarte e submetido a um cateterismo. Desde aí, não tinha registado problemas cardíacos graves, tendo sido acompanhado regularmente.
Jorge Costa é um histórico dos “dragões”. Enquanto jogador, conquistou oito campeonatos, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões, sempre ao serviço do FC Porto. O defesa central foi capitão e, mesmo após deixar de jogador, manteve sempre o carinho dos adeptos portistas.
Regressou ao Dragão em 2024 pela mão de André Villas-Boas, que o convidou para integrar a lista de candidatura à presidência do FC Porto. Ocupava, há pouco mais de um ano, o cargo de director para o futebol, sentando-se no banco de suplentes portista em todos os jogos.